Por um trânsito melhor: confira o que praticar.

A cada dia o trânsito das cidades se tornam mais caótico. Um ir e vir intenso, cada vez mais acelerado e menos tolerante é o que se vê na maioria das ruas do país. Muitas campanhas que incentivam a adesão dos motoristas à práticas de trânsito mais seguras já foram lançadas e a AYUMI SEGUROS também apoia essa ideia.

Por isso indicamos a seguir o que você poderá praticar no trânsito para também ajudar a construir um ambiente mais seguro e melhor para todos:

 

  • Respeitar os pedestres: favoreça as travessias.
  • Respeitar os limites de velocidade: a velocidade elevada reduz a capacidade da parada necessária para que um acidente seja evitado. Já a demasiadamente baixa poderá incentivar manobras arriscadas por outros motoristas.
  • Mantenha a distância segura dos demais veículos: o espaço deverá permitir eventual manobra em caso de necessidade.
  • Atenção com as faixas de rua: evite transitar em duas faixas, o que poderá confundir e atrapalhar os demais motoristas. Além disso, use corretamente a faixa da esquerda: é muito comum nas estradas brasileiras os motoristas utilizarem essa faixa para andar com o veículo em alta velocidade. No entanto, ela deveria ser utilizada apenas em caso de ultrapassagem.
  • Use o cinto de segurança: e a prática vale mesmo para quem vai no banco de trás. Ajuste o cinto corretamente a sua postura – ele deverá estar apoiado em cima do ombro e não no pescoço.
  • Utilize corretamente a luz indicadora de direção (o famoso pisca-pisca): essa é a forma dos motoristas se comunicarem no trânsito e por isso ela é muito importante. Assim, acione as luzes indicadoras de direção em caso de manobras, mudanças de faixas, paradas e até mesmo problemas.
  • Mantenha os pneus sempre em boas condições: pneus desgastados podem comprometer a segurança, já que há uma redução da superfície de contato e, consequentemente, menor aderência. O automóvel, nessas condições, além de ficar mais pesado, o que poderá dificultar uma manobra, tem seu consumo de combustível aumentado.
  • Utilize corretamente os retrovisores: eles são capazes de dar a você o panorama do que acontece ao seu redor no trânsito.
  • Respeite as vias preferenciais: como o nome diz, tem preferência quem já está na via. Evite forçar a passagem, em especial quando a preferência for de outro motorista.
  • Muita atenção com os celulares e GPSs: o uso desses aparelhos no volante distraem o motorista e, atualmente, são um dos maiores causadores de acidentes de trânsito. Ao volante, permaneça sempre alerta e concentrado.

 

ayumiseguros_transitodobem

 

Fonte: Portal do Trânsito

Foto: reprodução