Saiba calcular o consumo do seu automóvel.

Saber calcular o tanto de combustível que seu carro consome poderá ajuda-lo a economizar e até identificar possíveis problemas.

Para fazer a conta espere quase acabar o combustível e encha o tanque. Anote quanto gastou, a quantidade de litros abastecida e zere o hodômetro parcial localizado no painel do veículo. Se o seu carro não dispor desse instrumento, anote a quantidade de quilômetros rodados até a próxima enchida total de tanque. Para saber quantos quilômetros o seu automóvel roda com 1 litro de combustível, divida a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de litros de combustível abastecida. Pronto, você terá a média da relação quilômetros por litros de combustível.

Importante comparar essa média com as indicações trazidas no manual do automóvel e se você achar que seu carro “bebe muito” pode ser sinal de problemas como velas sujas, carburador ou injeção eletrônica desregulados. Veja também se você não está exigindo demais do automóvel, acelerando de forma desnecessária em trechos curtos e de paradas.

ayumiseguros_consumocombustivelcarro

Foto: reprodução.